História

Há cerca de 83 anos, no dia 20 de dezembro de 1934, foi fundada a primeira Associação da modalidade na Região Autónoma da Madeira, com a designação de "Associação de Basket-Ball do Funchal". De acordo com os registos, essa Associação manteve-se em funções até março de 1947, durante cerca de 13 anos. Volvidos 30 anos, e com o Basquetebol já na Associação de Desportos da Madeira (ADM), vários praticantes da modalidade juntaram-se, em novembro de 1976, para formar uma Comissão e posteriormente a Pró-Associação de Basquetebol do Funchal, com o objetivo de coordenar o Basquetebol dentro da própria ADM e criar condições para a criação de uma Associação de modalidade.

Finalmente, é no dia 16 de dezembro de 1977 que o sonho dos amantes do Basquetebol, veiculado pelos membros da Pró-Associação, se torna realidade: é fundada a "Associação de Basquetebol do Funchal", sendo, em 1990, a sua denominação alterada para "Associação de Basquetebol da Madeira". A qual se mantém até aos dias de hoje.

Face à grande projeção que o Basquetebol foi adquirindo ao longo dos anos, tanto a nível regional e nacional, como também internacional, fruto do sonho de alguns amantes da modalidade, tornado possível graças à sua audácia, coragem, determinação e luta na conquista por um espaço para a sua modalidade de eleição, que a Associação de Basquetebol da Madeira entendeu galardoar, em 2009, no seu jantar de aniversário, Francisco Fernandes, Rui Adrião Ferreira, Rui Mâncio e Sidónio Fernandes, os responsáveis pela referida Pró-Associação com a distinção de seus Sócios Honorários.