• 1
Registo de novo utilizador
Cancelar

Notícias

  • João Freitas (DTR) - O que eu estou vendo...

    João Freitas
           Findo o Torneio de Abertura – Marcelino dos Anjos importa fazer uma análise geral ao que eu estou vendo.

           Para mais fácil transmitir o que estou vendo, vou dividir em diferentes campos a minha análise.

    Nível de jogo e nível das equipas
           Em quase todos os escalões há uma diferença significativa entre os melhores e os piores. Alguns resultados por muito desnivelados que foram,  importa fazer uma reflexão profunda quer dos  Clubes, quer da ABM. Há algumas equipas que apresentam um nível de jogo e de desenvolvimento muito baixo para a competição. Isto nem é muito problemático se identificarmos os problemas e os formos corrigindo com o desenrolar da(s) época(s) e dos treinos/jogos. Há alguns casos em que a competição não existe. Isto requer trabalho de alguns anos.        Os Clubes têm que encontrar o rumo a seguir. A participação é importante, mas participar só por si, não trará desenvolvimento de qualidade aos escalões mais acima. Importante, mas muito mesmo, começar a olhar para o mini como fonte de correcção de assimetrias muito presentes entre os diferentes Clubes. Os Clubes e os treinadores devem ter uma atenção muito cuidada na
    Ler Mais
  • Entrevista - Cristina Freitas

     
    Entrevista Cristina Freitas

    Esta semana conversámos com Cristina Freitas, atleta da equipa sub-16 do Clube Desportivo Escola Francisco Franco. Nesta entrevista a atleta revela a sua personalidade, a reação à convocatória da Seleção Nacional e muitas outras curiosidades. Uma entrevista a não perder! #madeirabasquetebol

     

     

    SOBRE O BASQUETEBOL


    - Porquê o Basquetebol e que parte ocupa na tua vida?

    Porque é das coisas que mais gosto e sempre gostei de fazer. É uma parte importante da minha vida porque ajuda-me a descontrair quando estou mais stressada. Grande parte das minhas amizades foram construídas à volta do basquetebol e é a “minha” equipa que me ajuda a ser também uma pessoa melhor.


    - Como reagiste quando soubeste que estavas convocada para a Seleção Nacional? E o que representou isso para o teu futuro como jogadora?

    Fiquei muito contente, pois sabia que iria ser uma oportunidade única para melhorar e teria que aproveitar ao máximo… Iria ser uma grande responsabilidade, pois ia representar o meu País.

    A chamada à Seleção Nacional de Sub14 ajudou-me a ver que apesar do meu talento, tenho que trabalhar no duro para voltar a ser chamada e melhorar o meu jogo o máximo possível para assim conseguir ajudar a equipa.

    Ler Mais
  • Torneio de Abertura Marcelino Anjos - Mini8 e Mini10

     
      Foto Antonio Rodrigues
     
    Foto: António Rodrigues
     

           Decorreu no domingo dia 4 de novembro no pavilhão Francisco Franco, o último convívio de minibásquete relativamente ao Torneio de Abertura Marcelino Anjos, com a entrega das medalhas às equipas vencedoras das provas e Mini-10 masculinos e femininos e Mini-8.

            Esta jornada foi composta por 6 jogos e pela realização de mais dois momentos para pais e filhos poderem brincar no pavilhão, para grande alegria e satisfação das crianças.

            Num primeiro momento foram entregues as medalhas aos Mini-10 masculinos do CAB Madeira e aos Mini-8 do CD Mar e Serra e após o jogo de Mini-10 femininos as medalhas à equipa vencedora, daquele escalão, o GB Atlântico.

            Antes da cerimónia de entrega de medalhas o Director Técnico do minibásquete transmitiu aos pais um pouco das suas ideias sobre o que ele pensa ser importante para as crianças.

            A cerimónia foi presidida pela Presidente da ABM Prof. Sandra Rebolo e nela estiveram presentes a Vice-Presidente Adelina Freitas, a Diretora Executiva Sara Silva e o André Anjos, filho do homenageado neste evento e alguém que  nas

    Ler Mais
  • Ações de Captação - Santanense foi a São Jorge

     
     
     Foto São Jorge
    Foto: ABM
     
          

           As acções de captação e atracção de crianças promovidas pelos clubes, com o apoio da ABM continuam em grande ritmo.

          Depois de ter estado de 29 Outubro a 1 de Novembro em Porto Santo a promover acções de captação para o Basquete Clube de Porto Santo, San Payo Araújo o director técnico para a área do minibásquete esteve na última no dia 2 de Novembro na Escola de São Jorge. As acções foram tão animadas que o Santanense solicitou a realização de mais acções a realizar nos dias 6 e 7 de Novembro.

    Fonte ABM
    Ler Mais
  • Minibásquete - Mar e Serra vai à EB1/PE da Ladeira

     
     
     Foto Ladeira
    Foto: Rui Campos
     
          Na última semana realizaram-se duas acções de captação com o apoio da ABM, uma promovida pelo Clube Desportivo Mar e Serra e outra pelo CDE Francisco Franco. Na quarta feira, o Clube Desportivo Mar e Serra foi à EB1/PE da Ladeira onde o director técnico do minibásquete San Payo de Araújo interagiu com cerca de 200 crianças. Nessa acção San Payo Araújo contou com a ajuda do prof. Rui Campos e a prestimosa colaboração do Professor de Educação Física daquela escola Pedro Sousa. Apesar do tempo não ter ajudado no final da acção muitas crianças mostraram-se motivadas a experimentarem jogar minibásquete.
    Fonte ABM
    Ler Mais
  • Minibásquete - CDE F. Franco promove 3ª Ação de Captação

     
     
      Foto Santo Amaro
    Foto: Tomás Rosa
     
          O CDEFF através do seu coordenador, Prof. Joaquim Pereira, tem sido um dos clubes mais activos a solicitar apoio à ABM para realização de acções de captação de praticantes para o minibásquete.
           Desta vez o San Payo Araújo director técnico para a área do minibásquete foi por iniciativa do CDEFF à escola do 1º Ciclo de Santo Amaro, onde, com o apoio do professor de Educação Física Tiago Rosa e dos treinadores Bernardo Andrade e Joaquim Vilas Boas, interagiu com mais de 150 crianças.  Com estas acções promovidas pelos clubes com o apoio do San Payo, a ABM espera vivamente que o número do minis destes clubes cresça. Não havendo certezas que maior quantidade seja sinónimo de melhor qualidade, há porém a certeza de que se os clubes fizerem um bom trabalho com estes jovens, a probabilidade de serem melhores é certamente maior. O futuro o dirá!
    Fonte ABM
    Ler Mais
  • Minibásquete - Pais e Mães aderiram em grande

     
     
      Foto Pais e filhos CAB
    Foto: Mara Pinto
     
             No próximo domingo de manhã no Pavilhão do Caniço, a Associação de Basquetebol da Madeira vai promover mais uma iniciativa de pais e filhos associada a mais uma Concentração de Minibásquete, destinada aos Minis-10 e Minis-8.
             No passado domingo (21 de Outubro), para alegria dos mais novos, foi grande a adesão por parte dos pais para brincararem com os seus filhos. Veja o seu filho ou filha jogar e depois conviva com os eles e com os pais dos minis da sua equipa e das equipas adversárias.
             Face às idades das crianças, o minibásquete só faz sentido se for um espaço de aprendizagem e convívio para todos.
     
             Veja um pequeno vídeo da atividade aqui .
     
    Fonte  ABM
    Ler Mais
  • Minibásquete - Mais de 100 crianças em ações de captação

     
      Foto Galomar
     
    Foto: Tânia Gomes
     

           As solicitações por parte dos clubes ao director técnico do minibásquete San Payo Araújo para realizar acções de captação não param de chegar à Associação. Desta vez os pedidos de colaboração vieram por parte da ADRAP, CDE Francisco Franco e Galomar. Na acção da ADRAP, realizada na Escola de Agua da Pena, o San Payo contou com a colaboração de António Teixeira, nas outras acções participaram o João Silva, o Bernardo Andrade e o Joaquim no CDE Francisco Franco e Almerino Correia e a Tânica Gomes do Galomar. Nestas três acções San Payo interagiu com mais de 120 crianças, que ficaram entusiasmadas com a possibilidade de jogarem minibásquete. Cabe agora aos clubes tentarem fidelizar as crianças que ficaram motivadas para a modalidade.  Nestas acções é certamente gratificante ver o sorriso de tantas crianças.

     
    Fonte  ABM
    Ler Mais
  • Minibásquete - Colaboração com CDE Francisco Franco


    Foto B. Jesus 2
     
    Foto Bom Jesus 1
    Foto: CDEFF
     
            As acções de captação e colaboração aos clubes continuam em grande ritmo. No dia 10 de Outubro foi a vez do CDE Francisco Franco promover uma acção com o Director Técnico do Minibásquete junto das crianças da Escola Bom Jesus.
           Com o apoio dos treinadores João Silva e Bernardo, o director técnico da ABM para a área do minibásquete San Payo Araújo interagiu com 24 crianças. Para a semana que vem já está previsto novo momento. para que mais crianças da Escola Nom Jesus possam vivenciar momentos de alegria.
     
    Fonte  ABM
    Ler Mais
  • Minibásquete - Pais e filhos iniciativa inovadora

      Foto SanPayo Pais e filhos

     
     
         
           As actividades para o minibásquete vão arrancar em força e com novidades neste próximo fim-de-semana.
           No sábado, se o “São Pedro”, não resolver estragar a festa o calendário de jogos dos Minis-12 masculinos e femininos será realizado na Escola da Nazaré de forma a que no final dos encontros todos os minis possam assistir ao desafio dos seniores masculinos do CAB com o Galitos do Barreiro ao qual se seguirá o jogo feminino do CAB com a Ovarense. Durante o primeiro jogo os minis presentes serão chamados para fazer a animação do jogo dando deste modo mais cor ao evento.
           No domingo de manhã temos então uma novidade numa iniciativa inédita do basquetebol associativo nacional. 
          No reconhecimento que os pais têm um papel decisivo na formação desportiva dos seus filhos iremos nesta época promover de uma forma continuada uma iniciativa nova que visa um maior envolvimento dos pais com os seus filhos. Esta iniciativa vai permitir a conciliação dos jogos com a possibilidade de interagirem e brincarem com os seus filhos ao mesmo tempo que fazem um pouco de
    Ler Mais
  • Basquetebol inclusivo - ABM apoia Mundiais de Síndrome de Down

     

    SD Imagem
     
           A ANDDI Portugal com o Clube Desportivo “Os Especiais” e algumas Associações Regionais de Modalidade da RAM aceitaram o desafio de realizar na ilha da Madeira os Campeonatos do Mundo de Síndrome de Down nas modalidades de Atletismo, Ténis de Mesa e Basquetebol.
           Os seguintes países por ordem alfabética estiveram presentes nestes campeonatos do Mundo de Síndrome de Down: Africa do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Costa Rica, Croácia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Iraque, Macau, México, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia, Turquemenistão, Turquia, Zimbabué.
           No basquetebol, pela primeira vez presente nestes campeonatos, na modalidade de 3 x 3 Portugal foi representado pelos seguintes atletas: Ana Semente, Beatriz Bastos, Hélder Ornelas, João Duarte, Lisandro Lopes, Luís Teixeira, Nuno Duarte, Paulo Teixeira, Pedro Silva, Ricardo Santos e Roberto Pacheco treinados por Duarte Sousa tendo como treinador adjunto António Lopes.
           Os jogos assim como a cerimónia de encerramento da modalidade de basquetebol decorreram no pavilhão do CAB e contou com a presenças de representantes das seguintes entidades, Presidente da ANDDI Portugal e em simultâneo Presidente do Comité Organizador do evento, Eng. José Costa Pereira, Presidente do
    Ler Mais
  • V Torneio Cidade de Funchal - Dupla vitória sorri ao CDEFF

     

             Organizado pelo CDE Francisco Franco terminou no dia 7 de outubro a quinta edição do Torneio Nacional de Basquetebol – Cidade do Funchal.
             A edição deste ano contou com a presença dos seguintes clubes: CDEFF, CAB, GBA, Marítimo e da Associação de Basquetebol do Porto o CPN. A acompanhar o clube nortenho esteve Agostinho Pinto selecionador nacional das Sub-18 femininas. A sua presença foi aproveitada pelo CDEFF tendo Agostinho Pinto dirigido um treino das Sub-16 femininas.
             No último dia disputaram-se as duas finais do torneio. Ambos os jogos foram equilibrados na primeira parte.  Contudo na segunda parte as equipas A dos Sub-16, masculinos e femininos do CDEFF levaram a melhor sobre os seus adversários o CAB nos masculinos e o Marítimo nos femininos.
             A cerimónia de encerramento contou com a presença das entidades que apoiaram este evento. Em representação da Direção Regional da Juventude e Desporto o Dr Miguel Castro, a Câmara Municipal do Funchal fez representar pelo Ricardo Alexandre, pela Associação de Basquetebol da Madeira esteve a sua presidente Sandra Rebolo. Após umas breves palavras de elogio e agradecimento ao clube pela sua
    Ler Mais
  • Arbitragem formação - Gualdino Henriques explica novas regras

     

    Gualdino Henriques

    Foto: https://www.facebook.com/josegualdino.henriques

     

             Decorreu por iniciativa do CA da Associação de Basquetebol da Madeira na Escola Francisco Franco uma ação de formação destinada aos juízes e oficiais de mesa para dar conhecimento e transmitir as novas regras que vão entrar em vigor na presente temporada.

          Foi com simplicidade e clareza que Gualdino Henriques explicou aos presentes as últimas alterações às regras do jogo. A importância desta iniciativa foi realçada pela Sandra Rebolo presidente da Associação, porque as provas oficiais da ABM começam já no próximo fim de semana com o Torneio de Abertura Marcelino Anjos.

    Fonte: ABM

    Ler Mais
  • Minibasquete - Vivências para mais 200 crianças

     

    Foto Escola da NazaréFoto: https://www.facebook.com/escolanazare/

     

             As iniciativas continuam em grande ritmo. Desta vez foi o Santanense e o CAB, que convidaram o diretor técnico do minibásquete da ABM, a dirigir mais ações de captação no dia 3 em Santana e no dia 4 no Funchal na escola da Nazaré. 

             Estas ações que em Santana foram enquadradas pelo Miguel Teixeira e na escola da Nazaré pelas treinadoras Gilda Alves, Mara Pinto e Helena do CAB, foram do agrado das mais de 200 crianças envolvidas. No Facebook da escola da Nazaré, as professoras presentes fizeram referências muito positivas realçando a criatividade de alguns exercícios apresentados. Mais clubes já mostraram a sua intensão de contar com a colaboração da ABM. Nesta semana o San Payo vai com o Pedro Faria começar em ações nas escolas para ter um contacto mais próximo com o projeto da ABM.

    Fonte: ABM

    Ler Mais
  • Encontro de Minibasquete - CD Mar e Serra

     

    encminiscdms

             O nosso filiado CD Mar e Serra realizou, no dia 29 de Setembro, um encontro de minibasquete para os escalões de Mini 10 e Mini 12 na escola dos Ilhéus. Este encontro organizado pelo clube, veio no seguimento do trabalho que o clube tem vindo a realizar na integração dos seus atletas possibilitando a todos eles melhores condições para poderem evoluir e aprenderem a jogar Basquetebol. Participaram neste encontro alguns clubes convidados:  CAB, GBA e GALOMAR! De salientar o bom ambiente vivido entre todos os intervenientes e a satisfação de quem fez parte desta atividade. 

    Fonte: https://www.facebook.com/cdmareserra

    Ler Mais
  • Minibasquete - Captação e apoio a clubes

    Mar e Serra 3

             A convite do Valour e do CD Mar e Serra o director técnico da área do minibásquete San Payo Araújo já entrou em acção. Na parte da manhã do dia 27 de Setembro esteve, acompanhado pelo presidente do Valour José Manuel Abreu e pela treinadora Luísa, na EB1 de São Vicente numa acção de captação de praticantes para o clube. No final da sessão muitas foram as crianças que disseram à Luísa que queriam ir experimentar jogar minibásquete.
             Já na parte da tarde o director do técnico do minibásquete teve intervenção num treino do CD Mar e Serra. Nesse treino, em que foi acompanhado pelo Nelson Araújo presidente do clube e pelos professores Rui e Paulo Lourenço, assistiram à sessão muitos pais das crianças. Para a semana que vem já estão programadas sessões com vista à captação de praticantes para o Alma Lusa e Santanense.

    Fonte ABM

    Ler Mais
  • Campus de Aperfeiçoamento com David DeAveiro

      IMG 1718

      

    IMG 1794

             Na passada semana de 10 a 14 de Setembro, a ABM levou a cabo um Campus sob a direção do Treinador David de Aveiro. Este Campus, destinado a atletas sub-14 e sub-16 masc. e fem. teve a participação de cerca de 30 atletas, que durante uma semana tiveram oportunidade de trabalhar diversos aspectos do seu jogo. A par do envolvimento dos atletas, foram convidados todos os treinadores a assistir e a trocar ideias e experiências com este reputado treinador, que fez parte das equipas técnicas de algumas selecções jovens do Canadá.

             Para os atletas, tratou-se de um momento de aprendizagem e da perceção do caminho que devem seguir, se quiserem evoluir como jogadores e atingirem um patamar mais elevado.

             Para os treinadores com certeza uma mais valia, para que levem as ideias apresentadas e as apliquem nas suas equipas e Clubes.

             Quis com isto a ABM proporcionar mais um momento de formação para atletas e treinadores que terá continuidade no futuro.

             Para todos os participantes, que continuem com o mesmo entusiasmo e que todos juntos construamos um futuro

    Ler Mais
  • Entrevista do San Payo Araújo - Planeta Basket

    san payo madeira 185  

     
     
     
     
     
    San Payo Araújo, actual responsável do minibásquete no CF Os Belenenses e presidente de AG do AB Lisboa, esteve recentemente em Porto Santo, onde pelo quarto ano consecutivo dirigiu o Jamboree de Minibásquete da Associação de Basquetebol da Madeira.
    É de lá que vem para muitos uma grande surpresa para o universo de basquetebol: San Payo foi convidado para ser director técnico da AB da Madeira. Com 64 anos de idade, o San Payo tem uma vasta experiencia em direcções técnicas, pois para além de ter sido director técnico da Associação de Basquetebol de Lisboa coordenou durante 16 anos o minibásquete nacional. Razões não faltam para falar com o nosso colaborador mais antigo, uma entrevista em exclusivo a não perder.
     
    Olá San Payo. E agora? Vais para Madeira?
    O convite, feito pela Sandra Reynolds actual Presidente da Associação de Basquetebol da Madeira e as condições da minha ida estão acordadas. No entanto a concretização, deste novo ciclo da minha vida está dependente das eleições, que em breve se realizarão na Associação.

    Quando e como surgiu a ideia de ires para a Madeira?
    O convite surgiu em Junho do ano passado, quando a Sandra
    Ler Mais
maps-generator.com

Sobre Nós

ABM - A Associação de Basquetebol da Madeira, é uma entidade sob alçada da Federação Portuguesa de Basquetebol, que superintende todo o basquetebol praticado na Região Autónoma da Madeira. Foi fundada em 16 de dezembro de 1977 e encontra-se sediada na cidade do Funchal. da Madeira.


Associação de Basquetebol da Madeira

Ladeira do Imaculado Coração de Maria n 7

+351 291 226 553

geral@abmadeira.pt

 Segunda a Quinta: 10h00 - 12h00 / 14h00 - 17h00 

FPB

FPB logo

 

 

 

 

NBA

NBA

FIBA

fiba logo 2

 

 

 


FIBA EUROPE

FIBA EUROPE

BASKETOTAL

logo basketotal1

 

 

 

 
EUROLEAGUE

EUROLEAGUE

PLANETA BASKET

logo planeta basket 1






AP Madeira
apmadeira